top of page

Atendimento psicoterapêutico individual, com adolescentes e adultos. Ênfase em distúrbios de ansiedade, angústia e fobias.

Atendimento psicoterapêutico perinatal, desde o planejamento familiar. E da parentalidade, interação entre pais e filhos.

 

Abordagens terapêuticas utilizadas:

Gestalt-Terapia

A abordagem da Gestalt-Terapia enfatiza o autoconhecimento e o crescimento pessoal, focando no indivíduo e em suas percepções do presente, do aqui (lugar) e agora (momento/tempo), como capacidade de se autogerir e regular. Através do "falar com", a partir da "linguagem do vivido", do seu campo relacional, com a mais respeitosa escuta e do mais acolhedor olhar. 

Experiências vividas no passado, são trabalhadas no momento presente, de forma a compreender como esse passado influencia e interfere hoje na personalidade do indivíduo.

 

O mesmo ocorre com a perspectiva do futuro, ainda que seja importante para formar sua personalidade, o foco principal será estimular como esse futuro é compreendido no momento presente por ele. 

 

Há tomada de consciência sobre seus sentimentos, pensamentos, necessidades e comportamentos, além de uma maior compreensão de suas relações com o outro e com o ambiente. É enfatizada a compreensão da experiencia vivida, integrando mente, corpo, pensamentos e emoções, com um olhar para o todo, transformando assim os confrontos, conflitos que permeiam essas relações.

Na Gestalt-Terapia o experimento é valorizado de modo que o paciente e o terapeuta caminham juntos, em direção ao novo, ampliando o mundo com novas significações e sentido.

A postura do terapeuta é ativa e enfatiza o diálogo.

.

O que sente? O que quer nesse momento para sua vida?

EMDR 

(Eye Movement Desensitization and Reprocessing – Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) - Dra Francine Shapiro.

 

EMDR identifica comportamentos inadequados no presente e quais são seus disparadores, localiza situações difíceis vividas e as trata de maneira focada, visando a mudança de comportamentos futuros. 

 

Frequentemente a dificuldade em adotar novos comportamentos esta instalada na maneira que vimos hoje as experiencias passadas. Situações difíceis vivenciadas e lembranças dolorosas são armazenadas de forma inadequada no cérebro e separadas nos dois hemisférios cerebrais. O EMDR reprocessa as informações integrando-as.  

 

Medos, fobias, terrores e ansiedades vinculados às lembranças difíceis mantém as pessoas presas aos "fantasmas do passado", impedindo as de uma performance adequada.   

 

O EMDR ajuda a reprocessar estes medos que estão alojados de forma inadequada no cérebro, e “dissolve” neuro-quimicamente essas lembranças que impedem as pessoas de desfrutarem uma maior qualidade de vida. Com o auxilio de um protocolo especifico, aplicando se a estimulação bilateral (visual, auditiva ou tátil).

 

Desta forma, o cérebro recebe o estimulo necessário para desenvolver o processamento que já sabe fazer, mas que por alguma razão ficou bloqueado. Uma vez reprocessada a lembrança, a perturbação vinculada a ela diminui e o paciente retoma seu bem estar consigo.

bottom of page